terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Coragem, em algum momento, para dar início


Antes de continuar com os textos para o blog da Anaco, devo apresentar a proposta do espaço que me foi dado. A intenção é simples: falar de cinema. E não precisa ser novidades, o pessoal foi bem claro, "escreva sobres os filmes que você gosta". Maravilha, é tudo que um jornalista quer ouvir!

Não me considero um jornalista. Não desses de terno e gravata ou que se leva a sério demais. Daqueles que acham um absurdo a profissão não exigir diploma. Para o consagrado jornalista britânico Andrew Marr, “tudo que o jornalista precisa é ser curioso e saber farejar uma boa história. E mesmo dominando a gramática, só se aprende a escrever escrevendo”.

Todos os dias somos bombardeados de notícias na internet, na tv, impresso etc. É o jornalismo condensado em manual de redação e linhas editoriais. A maioria não faz jornalismo de fato, mas uma série de reportagens editadas de acordo com o interesse comercial de cada veículo. Mas isso é outra discussão.

Estou no terceiro ano da faculdade e tranquei a matrícula para me dedicar à produção de uma web-série. Além disso, montei um home-studio para gravar minhas músicas. Todos consideram minha decisão um erro.

É assim que encaro meu caminho, uma sucessão de erros. E foi essa estrada torta que me trouxe até aqui. E assim reflito sobre meus textos: um reflexo do que sou, das minhas perdas e enganos. Cada sentença depois de escrita, eu detesto e acredito que no próximo serei melhor. É esse pensamento que me faz sair da cama todos os dias, "amanhã farei melhor".

Se quiser chegar em algum lugar (seja onde for) é preciso coragem e humildade pra enxergar os erros. Pedras no caminho não faltarão. Não perca seu tempo lendo livros de autoajuda, saiba apenas que você deve insistir. Não cheguei muito longe e não ganho rios de dinheiro, mas posso dizer que estou onde queria e sou o que decidi ser.

A Anaco é um grande exemplo de coragem e dedicação de pessoas que amam a cidade e trabalham para que ela cresça culturalmente. Será um longo caminho cheio de pedras, tentativas e erros. Assim como o meu. E não é coincidência, alguns dos envolvidos conheço desde sempre. Crescemos frustrados com a falta de atividades na cidade. Era óbvio que precisaríamos de coragem, em algum momento, para dar início.
Um abraço!


Nenhum comentário:

Postar um comentário