sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Selton Melo será homenageado na 15ª Mostra de Cinema de Tiradentes


Celebrando seus 15 anos, a Mostra Tiradentes coloca em evidência um dos principais responsáveis por essa reaproximação entre o cinema brasileiro e seu público: o ator. Propõe como temática “O Ator em Expansão”, visando refletir o papel e valorização do ator no processo de criação do filme: o ator como ideia, como pensamento, como forma e não apenas como corpo a cumprir um objetivo em cena.
“Um ator expandido não significa necessariamente um diretor recolhido. A autoria não precisa ser questão de um único indivíduo, mas sim de um tecido de confecção colaborativa. Um ator-autor, ou uma política do ator, não significa uma substituição do diretor pelo ator, ou sequer um deslocamento do lugar da autoria, mas trata-se sim de uma expansão do lugar do ator no cinema. E qual é o lugar desse novo ator? Certamente não é apenas na tela, nem somente diante da câmera”, explica Cléber Eduardo, curador da Mostra de Tiradentes.
E nesse contexto, em que os atores estarão no centro das atenções não apenas nas telas, mas também nas mesas de debate, a 15ª Mostra de Cinema de Tiradentes presta homenagem a um dos nomes em maior evidência nas telas do cinema brasileiro desses últimos 15 anos: Selton Mello, que comemora em 2012, 30 anos de carreira.
Como parte das homenagens a Selton Mello, a Mostra Tiradentes apresentará uma retrospectiva da obra desse grande ator, com os filmes O Palhaço, direção Selton Mello, Lavoura Arcaica, direção de Luiz Fernando Carvalho, A Erva do Rato, direção de Júlio Bressane, O Cheiro do Ralo, direção de Heitor Dhalia, além de contar com uma produção inédita, realizada por ele exclusivamente para a abertura da 15a Mostra de Cinema de Tiradentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário